Santarém em festa

torcida-sao-raimundo

Por mais que a atenção do público de Belém (que tem 20% da população do estado) tenha se voltado para o Re-Pa, a vitória bicolor e o gol de Zé Augusto, quem está na ponta do segundo turno é o São Raimundo. O Pantera leva vantagem sobre o Paysandu no saldo de gols: 5×3. E como faz todos os jogos desta etapa do campeonato dentro de casa, é o favorito inegável ao primeiro lugar na fase de classificação.

 

Entretanto, o que mais surpreende a nós, acostumados a olhar quase exclusivamente para a capital, é o envolvimento da torcida santarena com o sucesso do clube. Nos quatro jogos que o São Raimundo fez no estádio Barbalhão, o Pantera levou, em média, 7.861 torcedores por partida. É um número que só é superado pelos grandes da capital por causa do Re-Pa.

 

Santarém fica a mais de 1000km de Belém, no oeste do Pará. Para chegar lá a partir da capital, só com um voo de pouco mais de uma hora ou com uma viagem de barco que pode durar três dias. A distância geográfica de Belém leva Santarém a uma espécie de isolamento político e cultural. A cidade acaba sofrendo mais influência do Amazonas que do Pará (como se o município não fizesse parte do estado). Os jovens bem nascidos que querem estudar ou trabalhar fora vão para Manaus, e não para Belém. São fatos que levam a população a embarcar em um sonho de políticos da região: a criação do estado do Tapajós.

 

O parágrafo anterior não é uma digressão à toa. Serve para mostrar que, pela primeira vez, o futebol é um exemplo do sentimento de não-pertencimento dos santarenos dentro do Pará. Se antes, Remo e Paysandu eram um dos poucos pontos que uniam o oeste do Pará e a área de influência da capital, o sucesso do São Raimundo faz com que o povo de lá tenha um motivo bem particular de orgulho nos gramados.

 

Confiram mais sobre o São Raimundo no site oficial do clube e no blog da torcida organizada Loucos Alvinegros.

 

sao-rai

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: