Mudanças nas séries C e D

A CBF anunciou nesta terça-feira mudanças no formato de disputa das séries C e D do campeonato brasileiro. Com o objetivo visível de reduzir custos, a entidade decidiu enxugar datas.

 

A série C, com 20 clubes, vai ter quatro grupos com cinco equipes, e não mais dois grupos de dez. Os dois primeiros de cada chave se classificam para a segunda fase. A partir desta etapa, o campeonato entra em disputas eliminatórias até a decisão. Os semifinalistas serão promovidos para a segundona em 2010.

 

A série D, com 40 times, também teve uma mudança semelhante. Em vez de oito chaves de cinco clubes, vão ser dez chaves de quatro. Daí pra frente, o caminho é igual ao da série C: os dois primeiros de cada grupo avançam, as disputas eliminatórias começam e os semifinalistas sobem para a série C no ano que vem.

 

Os regulamentos não foram divulgados ainda. E a CBF ainda não explicou se as “disputas eliminatórias” são no formato mata-mata ou de novos grupos.

 

O fato é que apesar de ter sido uma espécie de “aviso prévio”, a novidade foi mal recebida pelo presidente do Paysandu. Em entrevista a uma emissora de rádio de Belém, Luiz Omar Pinheiro disse que vai reclamar ao diretor técnico da CBF, Virgílio Elísio, e que tem apoio de outros clubes e da FBA (Futebol Brasil Associados) nesta queixa. “Não posso montar um time caro como o do Paysandu para correr o risco de jogar poucas vezes. Quase todos os jogadores têm contrato até o fim do ano”, reclama, explicando que a formação do elenco foi baseada no regulamento que se imaginava no final do ano passado: todos contra todos em pontos corridos.

 

A reclamação do cartola é consistente e a mudança torna o campeonato menos atrativo. Só que é preciso ver o lado bom da coisa. Se as “disputas eliminatórias” a que a CBF se refere forem jogos de mata-mata, o caminho até o acesso vai ser curtíssimo. Para subir para a série B, um clube precisaria apenas passar do primeiro mata-mata, ou seja, fazer nada mais que dez jogos. Galho fraco para quem precisa desesperadamente sair do limbo que é a terceirona.

Anúncios

3 Responses to Mudanças nas séries C e D

  1. Paulo disse:

    pô, com isso diminuem bastante as chances de eu ver algum jogo do Paysandu aqui em são paulo. pelo menos esse ano 😦

  2. ANDREIA disse:

    nãopega nada, o Papão vai subir nesse ano. Papão a razão da minha vida.

  3. ´REMISTA SOFREDOR disse:

    Nem a humilhante série D meu time vai disputar buáááááááááááá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: