Polêmica sobre os 7×0

O leitor Rafael Guimarães me chama de “amigo desinformado” ao comentar no post sobre as 10 maiores humilhações do Remo: “o 1º 7×0 da história foi o Remo que aplicou: Remo 7 x 0 Norte Clube (atual Paysandu) na verdade o time do paysandu teve esse nome após o norte clube receber seu nome”, diz o rapaz.

 

Vamos lá a alguns esclarecimentos…

 

1) O Remo, de fato, tem uma vitória de 7×0 sobre o Paysandu. Foi em 16 de janeiro de 1927, num jogo válido pelo Campeonato Paraense de Segundos Quadros de 1926. Era uma espécie de torneio de aspirantes, que ocasionalmente se chamava segunda divisão. Na época, essa competição servia para promover jogos preliminares às partidas do Parazão propriamente dito. Portanto, não contam como jogos oficiais. Podem conferir em qualquer estatística ou livro sobre a história do futebol paraense e do Remo. Assim, por mais que estes 7×0 sejam cronologicamente anteriores, o que conta para a história é a goleada do Paysandu em 1945.

 

2) No dia desses 7×0 do Remo no confronto dos segundos quadros, o Paysandu já se chamava Paysandu há quase 15 anos. Afinal de contas, o Papão foi fundado em 1914. Ou seja, o Norte Club já havia deixado de existir.

 

3) A maior goleada do Remo na história dos Re-Pas ocorreu no dia 5 de março de 1939, na Curuzu: 7×2. O jogo valia pela Taça Abelardo Conduru e o destaque foi o avançado Jango, que marcou cinco vezes.

 

Fontes: Enciclopédia do Futebol Paraense, Leão Azul Centenário e Papão – 90 Anos de Glória, livros de Ferreira da Costa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: