Agora a Copa do Brasil

Passadas as emoções da decisão do primeiro turno, os holofotes se viram agora para a Copa do Brasil. Remo e Águia, campeão e vice do Parazão 2008, são os representantes do estado na competição. Os dois clubes estreiam nesta quarta-feira, duas semanas depois da abertura oficial da Copa. O Leão joga fora de casa contra o Barras (PI) e o Azulão recebe o América Mineiro.

 

A Copa do Brasil costuma ser chamada como “o atalho mais curto para a Libertadores”. Seria uma grande pretensão dos clubes paraenses sonhar com a competição sul-americana. O grande objetivo de Remo e Águia é avançar o maior número de fases que conseguirem para poder faturar com as cotas de participação. Só por entrarem na competição, os clubes do grupo 3 (que são todos os participantes da Copa que estão fora da série A) já levam 75 mil reais. Se passarem para a segunda fase, serão mais 75 mil. Na terceira fase, a cota é de 220 mil. A da quarta fase, 280 mil. Na semifinal, 360 mil. A participação na decisão já rende pelo menos 1 milhão de reais. Se for campeão, o clube fatura 2 milhões.

 

Vamos a algumas informações prévias sobre os adversários.

 

BARRAS

barras_pi

 

O time que tem um escudo à moda dos brasões dos clubes ingleses é um “xará de apelido” do Remo. Também é Leão, mas é conhecido como Leão de Marataoan. É um clube recém-fundado. Tem apenas quatro anos, mas já acumula três títulos: campeão piauiense da segunda divisão em 2005, campeão da Copa Piauí em 2007 e campeão piauiense da primeira divisão em 2008. Ficou entre os oito melhores da série C do Brasileirão em 2007. E está pela terceira vez na Copa do Brasil.

 

Nesta temporada, o Barras já fez dois jogos no campeonato estadual. Venceu o Flamengo por 1×0 e empatou com o Piauí em 2×2. O atacante Maiquel é o destaque. Foi poupado na última rodada do Piauizão por causa de dores na coxa, mas deve retornar no jogo desta quarta-feira. O técnico é Flávio Araújo, que ficou aborrecido com a ajuda de dirigentes do River ao “espião” do Remo, o auxiliar técnico Mário Tilico. O site oficial do Barras coloca informações atualizadas sobre o adversário desde janeiro.

 

O jogo é às 15h40 no estádio Juca Fortes, em Barras. O árbitro será Cleston Santino Pereira, do Ceará.

 

AMÉRICA

america_mg

 

O “Coelho” é o quinto colocado no campeonato mineiro. Tem 13 pontos e é o único time além do líder Cruzeiro que ainda não perdeu. Foram 7 jogos, 3 vitórias e 4 empates. O último jogo foi na quarta feira passada sobre o Guarani: vitória de 2×1 na casa do adversário. É uma boa campanha para um time que no ano passado viveu um dos piores momentos de sua história: disputou a segunda divisão estadual.

 

Esta é a 13ª participação do América em Copas do Brasil. Mas o clube nunca passou da segunda fase, etapa que alcançou em 1998, 1999 e 2004.

 

Os destaques do América este ano são jogadores revelados pelo clube que construíram carreira fora e que foram repatriados. Entre eles, o lateral Evanílson (que também jogou no Cruzeiro, no Borussia Dortmund da Alemanha e na seleção brasileira), o meio-campo Tucho (que também jogou no Atlético Mineiro), o zagueiro Wellington Paulo (que jogou no Vasco e no Paysandu) e o atacante Euller (que fez sucesso no São Paulo, no Vasco e no Palmeiras). Só que Euller não vai jogar porque está machucado. O técnico é Flávio Lopes.

 

O maior adversário do América antes da partida é a longa viagem. O Coelho embarcou nesta terça-feira às 7 da manhã no aeroporto de Confins. De lá, voou 716 quilômetros para Brasília. Da capital federal, tomou outro voo até Marabá. Foram mais 1368 quilômetros. De Marabá, mais 169 quilômetros até Carajás. E de Carajás até Parauapebas, outros 17 quilômetros. São 2 mil 270 quilômetros só de ida.

O jogo será às 20h30 no estádio Rosenão, em Parauapebas. O árbitro será Francisco Leoni de Oliveira, do Tocantins.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: